Como Ler a Bíblia Corretamente

Pelo fato de não ser um livro comum, existe SIM uma melhor maneira de ler-se a Bíblia para que a leitura seja mais leve e desperte verdadeiramente seu interesse e reflexão. Além disso, sua espiritualidade ficará mais produtiva, melhorando cada vez mais o seu dia a cada passagem lida.

Existem pessoas que ainda não leram, ou, então até chegaram a ler, mas, acabaram não absorvendo todo o potencial da mensagem. Isso acontece porque não foram instruídas com o método ideal para ler a Bíblia e entendê-la. Por isso, resolvi criar este artigo para trazer algumas orientações e dicas que irão ajudá-los a entender como ler a Bíblia corretamente afim de obter uma leitura mais eficiente, produtiva, prazerosa e espirituosa.

Como Ler a Bíblia Corretamente

As pessoas quando iniciam a leitura da bíblia, geralmente começam pelo Livro de Gênesis, entretanto, esse pode ser um grande erro. Outro exemplo de lugar errado seria a leitura do Velho Testamento porque trata-se de uma leitura mais pesada e cansativa que pode acabar desmotivando quem está começando a ler a bíblia pela primeira vez.  A Bíblia não é um livro comum e sim uma coleção de livros escritos por diversos autores inspirados por Deus, sendo reunidos num único material.

Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente

Leia a Bíblia Corretamente Iniciando Pelo Novo Testamento

O ideal é começar pelos Evangelhos que estão no Novo Testamento. Recomendo que comece pelo Evangelho de Marcos que apresenta uma leitura mais rápida e fácil, onde é descrito a passagem de Jesus Cristo na terra. Depois de ler o Evangelho de Marcos pode prosseguir para o de João onde irá conhecer as palavras ditas por Jesus.

Procure pensar, imaginar e meditar sobre o que cada palavra lida e cada emoção sentida. Vá lendo aos poucos e principalmente refletindo sobre o conteúdo escrito, as palavras mencionadas e as situações vivenciadas.

Minha próxima recomendação é que você siga para os Evangelhos de Mateus e Lucas.

Agora tenho certeza que você vai estar achando a leitura menos cansativa, mais agradável, reflexiva e positiva, simplesmente porque você conseguiu uma orientação inicial sobre Como Ler a Bíblia e Entendê-la Mais Facilmente, tornando seu progresso muito mais tranquilo e prazeroso.

Não vou dizer do início ao fim, apenas dei uma orientação básica por onde você deveria começar seus Estudos Bíblicos afim de ter uma leitura mais fácil e se apegar mais aos conceitos. Lembre-se de não praticar uma leitura mecânica, procure sempre ler os trechos e praticar uma reflexão profunda.